Chamame




terça-feira, 23 de maio de 2006

Feliz Aniversário Dino Rocha!

Dino Rocha, feliz aniversário!Quando o Mato Grosso do foi criado, em 1979, ocorreram diversos movimentos com o intuito de definir a identidade cultural do novo estado. Pouco se sabia sobre a diferença cultural entre o norte e sul. E essas correntes de divulgação da cultura do lado sul foram muito bem expostas pela música e pelas artes plásticas. É impossível não notar a influência da fronteira na cultura sul-matogrossense, e os maiores símbolos disto são o chamamé e o tereré.

No chamamé de Mato Grosso do Sul despontam vários instrumentistas, e um dos que representa com muita força toda esta cultura é o Dino Rocha. E hoje, 23 de maio, é um dia muito especial para a cultura sul-matogrossense, pois Dino Rocha comemora seus 55 anos, dentre os quais são mais de 45 anos de carreira marcada por clássicos como "Gaivota Pantaneira", "Para Ti Ponta Porã e tantos outros êxitos.

Feliz aniversário Dino Rocha!

2 Chamame:

Blogger Felipe Martini diz...

Na tua opinião, quais as principais difernças entre o chamamé correntino/rio-grandense e o do MS?

23/5/06 3:45 AM  
Anonymous Anônimo diz...

O chamamé MS é especial, tem um tom maior de lamento, uma pegada mais forte... é puro "sentimento", desde as músicas do saudoso Zé Correia até as do rei Dino Rocha... é inexplicável!

25/5/06 7:36 PM  

Postar um comentário

<< Chamame