Chamame




segunda-feira, 22 de maio de 2006

Ciclo de Cinema Argentino em SP

Tema 'fora do tópico' chamamé - porém é impossível deixar de divulgar eventos culturais como este. Você que mora em São Paulo, aproveite a entrada é franca.

Novo Cinema Argentino é destaque no Memorial de 25 a 30 de maio

O Consulado Argentino em São Paulo apóia o ciclo de cinema argentino que acontecerá de 25 a 30/05 no Memorial da América Latina. Serão exibidos ótimos filmes e o melhor, grátis. Toda a programação deste evento pode ser encontrada no site: www.memorial.sp.gov.br

O cinema argentino contemporâneo vem dando mostras de que é possível fazer filmes de qualidade, autorais e com saída de mercado. Mas, infelizmente, muitos deles não estréiam por aqui. Sabendo disso, o Memorial da América Latina traz ao público uma significativa mostra desta safra na 2ª Mostra de Cinema Argentino, que acontece de 25 a 30 de maio e contará com a presença do cineasta Tristán Bauer.

Tristán Bauer é realizador do filme “Iluminados por el Fuego”, que trata de um trauma argentino: a guerra das Malvinas, ocorrida em 1982. Para debater com Bauer, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho. Ao todo, serão apresentados 15 filmes que tratam de temas políticos, existenciais, sociais e da história do país vizinho.

O filme de Tristán Bauer é baseado no livro de Edgardo Esteban, um ex-combatente das Malvinas, que depois se tornou correspondente estrangeiro. No livro, como no filme, aparecem os horrores da guerra, o frio, a fome, o maltrato dos mandos militares – a Argentina vivia sua ditadura mais sangrenta – e as histórias de amizade e companheirismo.

A mostra é organizada em parceria com a Librería Española e Hispanoamericana (Brasil) e INCAA (Argentina), com o apoio do Ibep - Companhia Editora Nacional e do Consulado da Argentina em São Paulo, e tem entrada franca. Os filmes passarão em DVD no telão na Biblioteca Latino-americana Victor Civita e no Pavilhão da Criatividade.

Confira a programação no site: www.memorial.sp.gov.br

0 Chamame:

Postar um comentário

<< Chamame