Chamame




domingo, 21 de maio de 2006

Ernesto Montiel

Los 55 años del Cuarteto Santa Ana Todo um símbolo da música folklórica do Litoral Argentino. Seu público e seus amigos recordam ao maestro Ernesto Montiel como uma pessoa dedicada que junto ao seu acordeón soube inspirar-se e criar magníficas obras musicais.

Em 26 de fevereiro de 1916, nascia em Paso de los Libres Don Ernesto Montiel - "El señor del acordeón" - que um dia deixaria sua cidade natal para juntar-se com os alguns dos melhores intérpretes da música litoralenea da ocasião: Emilio Chamorro, Ambrosio Miño e outros, e até unir-se a Isaco Abitbol.

Junto com Abitbol formaram o famoso Cuarteto Santa Ana, compartindo a paternidade de numerosas obras musicais, entre elas a polka "General Madariaga", e o chamamé "Ñatita", o valseado "Don Chirú" e os rasguidos dobles "Padrino Tito" e "Martínez Gutiérrez".

Ernesto Montiel entre tantas atuações em Buenos Aires, inaugurava "Los Carnavales Folklóricos de San Lorenzo de Almagro", compartindo inclusive com a orquesta típica do maestro Carlos Di Sarli e os Hermanos Abrodos. Posteriormente se sucedem várias atuações pelas principais emissoras de rádio da grande Buenos Aires e turnês exitosas que firmariam ainda mais seu nome.

Ernesto Montiel Em 1969 o grupo figura entre os maiores vendedores de discos do selo Philips. Na ocasião em que se realizou o primeiro Festival Cinematográfico, foram encarregaos de receber as delegações estrangeiras em um banquete no El Tigre. O Cuarteto Santa Ana de don Enersto Montiel também teve a honra de mostrar sua arte musical no teatro Colón de Buenos Aires, ocasião em que esteve presente o Presidente na Nação e o príncipe dos Países Baixos. Por capacidade e espítito criativo, recebeu a bendição do Papa Paulo VI sobre suas obras "Villancico Correntino" e "Valsecito Navideño". Ao mesmo tempo é reconhecido por outros exemplos do mundo artístico nacional, como Astor Piazzolla e Osmar Madera. "El Señor del Acordeón" morreu em Buenos Aires, no dia 6 de dezembro de 1975.

3 Chamame:

Anonymous Anônimo diz...

Que Dios bendiga a Ernesto Montiel a Su Gran Cuarteto Santa Ana y a sus sucesores musiqueros de su mensaje criollo y regional.
Aguante Argentina y Brasil!!!
Felicitaciones por el portal...

Alma de Montiel
(Argentina)

24/5/06 12:55 PM  
Blogger Pablito diz...

Ernesto Montiel, un grande del chamamé. Excelente página, sigan así.
Saludos

4/6/06 3:33 AM  
Anonymous Anônimo diz...

DON ERNESTO MONTIEL TU RECUERO MUSIQUERO QUEDARA PARA SIEMPRE EN LOS CORAZONES DE TODOS LOS CHAMAMECEROS QUE GUSTAN DE ESAS INOLVIDABLES MELODIAS QUE LE ARRANCABAS A TU ACORDEON, TU TALENTO, PERDURARA ETERNAMENTE,TUS GLORIAS LOGRADAS JAMAS SERAN IGUALADAS,NO ME ALCANZARIA ESTE ESPACIO PARA HACERTE SABER GRAN MAESTRO LO GRANDE QUE ES MI SENTIMIENTO PARA VOS CHAMIGO Y LA EMOCION QUE ME CAUSA ESCUCHAR LOS ACORDES DE TU INSTRUMENTO HUMILDEMENTE TE DIGO GRACUAS DON ERNESTO MONTIEL DIOS TE TIENE EN LA GLORIA POR TODO LO QUE NOS REGALASTES Y POR TU HOMBRIA DE BIEN CUANDO SE DICE CHAMAME SE LEE DON ERNESTO MONTIEL

5/7/08 10:33 PM  

Postar um comentário

<< Chamame