Chamame




sábado, 8 de outubro de 2005

Helena Meirelles

Helena Meirelles, considerada Dama da Viola, morreu aos 81 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Helena nasceu no antigo Mato Grosso em 1924. Começou a tocar viola (na verdade violão com cordas de aço) ainda criança, contrariando seus pais. Aos 8 anos já animava festas na região e tocava violão em bares e “moagens”. Com mais idade tocava na “zona do baixo meretrício”.

Helena Meirelles divulgou a música de raiz de Mato Grosso (antes de o Estado ser dividido). Entoava rasqueados e polcas paraguaias, temas mato-grossenses (próximos do chamamé). Tinha a tradição de em toda Sexta-Feira Santa fabricar suas palhetas usando chifre de boi. Por essa particularidade foi incluída na lista das "100 mais palhetas do século" da publicação “Guitar Player”, por tocar violões de 6, 8, 10 e 12 cordas.

Em 1993, Helena foi eleita pela citada revista norte-americana (Guitar Player), uma das melhores instrumentistas do mundo, sendo incluída na relação onde estão presentes astros como: Keith Richards, do Rolling Stones, George Benson e Eric Clapton. Helena foi a única brasileira dessa lista.

Entre outras coisas, filmou o curta-metragem “O Enigma de um Dia”, ao lado do ator Leonardo Villar, e em 2000 o cineasta Francisco de Paula se interessou em contar sua história, gravando “Helena Meirelles, A Dama da Viola”, no ano seguinte. O filme estreou em 2004.

O estado de saúde da violeira, aos 81 anos, era frágil desde o ano passado, quando foi internada no Centro de Terapia Intensiva da Santa Casa de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por causa de uma pneumonia crônica. A doença se agravou e foi internada novamente no dia 14 de setembro, vindo a falecer no dia 29 do mesmo mês, recebendo homenagens de todos os músicos de Mato Grosso do Sul, em seu sepultamento, com uma grande tocata.

Helena segundo se sabe deixou gravados 4 CDs: Helena Meirelles" (1994), "Flor de Guavira" (1996), "Raiz Pantaneira" (1997) e "De Volta ao Pantanal" (2003).

Ouça músicas:
Guaxo
Rio Negrinho

Fonte: Estadão

Marcadores: , ,

0 Chamame:

Postar um comentário

<< Chamame